As necessidades de comunicação da Administração Pública italiana serão no futuro asseguradas pelo protocolo Internet (IP - Internet protocol) segundo se concluiu do seminário "Voice Technologies over Internet Protocol (VOIP) as an opportunity for the Public Administration", organizado em Roma pelo Governo italiano com o apoio da Siemens, Cisco, Nortel, Alcatel e Avaya, principais empresas fornecedoras de equipamentos e tecnologia na área do VoIP.



No evento, os decisores políticos anunciaram a preparação de um grupo de trabalho que será responsável pelo acompanhamento da transição para o VoIP, um processo que não será fácil face ao número de equipamentos que a AP italiana comporta: 900.000 PCs e mais de um milhão de telefones nos 20 mil centros espalhados pelo país. De acordo com o adiantado, o processo de transição para o VoIP deverá estar concluído até 2012.



Além da transição do sistema de comunicações para VoIP, fazem igualmente parte do projecto italiano de modernização da Administração Pública a construção de uma rede de banda larga internacional. "A Itália está no pelotão da frente na modernização da Administração Pública, com planos para uma rede internacional de banda larga que irá ligar as cerca de 500 agências italianas espalhadas pelo mundo, entre embaixadas, centros culturais e institutos económicos", anunciou Lucio Stanca, Ministro da Inovação do Governo italiano.



Notícias Relacionadas:

2005-02-11 - Reguladores europeus defendem abordagem competitiva para o VoIP
2005-02-10 - VoIP Security Alliance quer promover utilização da tecnologia com mais informação

2004-05-21 - VoIP assume cada vez maior peso nas receitas de telefonia