A Alcatel-Lucent realizou em Paris mais uma edição do seu fórum empresarial anual. A Empresa Dinâmica foi o conceito no centro do evento que termina hoje e que nos dois dias deverá somar oito mil visitantes. O Enterprise Fórum mostra os principais produtos da empresa para o segmento empresarial, entre ofertas já disponíveis no mercado e novidades em vias de comercialização.



A mobilidade, a segurança e a colaboração são as áreas fortes da oferta da companhia que, com a fusão com a Lucent, quer reforçar a oferta na área da segurança e deixar o foco nas comunicações de voz, para passar a endereçar também o mercado dos dados.



A visão levou à reorganização de algumas das ofertas disponíveis no mercado e sobretudo a uma maior integração dos produtos, que dê resposta à necessidade de estar sempre ligado que as empresas cada vez mais apresentam aos fornecedores de soluções, como destacou a presidente do grupo Patricia Russo, no keynote que abriu o evento.


Cidade Alcatel-Lucent demonstra inovações



Na área de exposição do evento a empresa anfitriã ocupava o lugar de maior destaque com a cidade Alcatel-Lucent, onde as principais propostas da empresa foram mostradas por áreas: inovação, grande capacidade e pequena capacidade.



Na zona de inovação, a Alcatel-Lucent mostrou um conjunto de soluções que na generalidade usam tecnologias já disponibilizadas pela empresa, arrumadas em novas configurações, que chegarão aos clientes progressivamente até 2009.



Segurança e imagem foram dois conceitos em destaque na zona de exposição, onde se demonstraram soluções de segurança para redes wireless e cabladas, gestão de risco, colaboração, tracking de activos (usando vídeo para fazer o reconhecimento de pessoas e activos com determinados logos) e videoconferência (aqui aplicado a um sistema de prestação de cuidados de saúde primários à distância).



Aplicações médicas em destaque



Nas restantes áreas de exposição a Alcatel-Lucent deu destaque a algumas das indústrias verticais com maior peso na sua oferta, como a saúde, quer internacionalmente quer mesmo a nível local. Aqui, uma das demonstrações mais curiosas foi a do um estetoscópio que comunica leituras feitas num paciente para equipamentos portáteis em forma gráfica. Os dados entram via rede sem fios na rede do hospital e podem ser vistos por mais do que um profissional de saúde.



O equipamento, que integra um sistema mais vasto de telemedicina, está a ser usado num piloto num hospital de Estrasburgo e neste contexto permite facilitar a comunicação entre médicos estagiários e médicos seniores e garantir que a monitorização dos doentes é mais eficaz, já que os dados obtidos com as monitorizações efectuadas são colocados na rede e vistos por mais do que um interveniente. Não há previsões de comercialização do sistema.



A área de Contact Centers também garantiu forte destaque na exposição, onde foram mostradas diferentes configurações do sistema Genesys (empresa do grupo responsável pelo desenvolvimento de plataformas para dar suporte a este negócio) que endereçam centros de contacto de diferentes dimensões.



Colaboração e segurança peças centrais da oferta empresarial



As soluções colaborativas dominaram a área dedicada à mostra de produtos para o mercado de grande capacidade, com destaque para as funcionalidades que introduzem neste tipo de produtos a capacidade de diferenciar perfis de utilizador, que ditam a distinção no leque de funcionalidades à disposição de cada profissional.



Na que se refere à mobilidade e segurança um dos grandes destaques vai para o anúncio de lançamento de uma versão HSDPA do OmniAccess 3500 Nonstop Laptop Guardian (NLG). Materializado numa carta PCMCIA, o sistema oferece um conjunto de funcionalidade de segurança que permitem manter um portátil ligado a uma rede empresarial, sempre localizado e actualizado.



Mesmo quando o computador está desligado, o sistema permite identificar a sua localização e apoiar uma acção em caso de roubo. A previsão para o início de comercialização do produto é a segunda metade do ano.



Cristina A. Ferreira




Nota: A jornalista deslocou-se a Paris a convite da Alcatel.