Mantendo o plano inicialmente definido, a Voice over IP Security Alliance (VOIPSA) divulgou um relatório sobre as ameaças de segurança à tecnologia de VoIP que deverá garantir à indústria uma visão clara das vulnerabilidades existentes. A Aliança, que já conta com mais de 100 membros, pretende desta forma garantir uma base para as futuras discussões entre empresas mas também fornecer informação mais completa aos utilizadores finais.



Jonathan Zar, Secretário da VOIPSA, admite que o maior conhecimento sobre os riscos e as vantagens/desvantagens técnicas e sociais da tecnologia é essencial para o futuro do VoIP. Em declarações à imprensa internacional, este responsável admitiu que a principal ameaça actual se centra no comportamento criminoso, na forma de monitorização ilegal de chamadas, ataques de DoS (denial-of-service) e uso de identificação falsa nas chamadas.




O VoIP Security Threat Taxonomy é o primeiro projecto terminado no âmbito da Associação e foi iniciado em Março deste ano. Algumas partes do documento foram colocadas no site, sendo acessíveis a utilizadores registados que podem contribuir com os seus comentários.



A Aliança pretende continuar este trabalho de definição das ameaças e até ao final do ano deverá ser publicada uma lista de requisitos de segurança que devem ser assegurados no VoIP.



Ainda esta semana o Skype revelou uma análise de segurança independente realizada ao seu serviço depois das críticas sobre falta de privacidade e das ameaças de vírus que surgiram.

Notícias Relacionadas:

2005-02-10 - VoIP Security Alliance quer promover utilização da tecnologia com mais informação