A Altice Portugal e ThothX, empresa líder mundial de dados de Radar de Espaço Profundo, fecharam uma parceria para reativar infraestrutura de comunicações para o sector espacial. O objetivo é reativar um teleporto em São Miguel, nos Açores, que tem capacidades de Radar de Espaço Profundo. A parceria visa dessa forma reforçar os ativos espaciais do arquipélago dos Açores e contribuir para a economia no sector espacial do país.

Considerado o grande potencial para o futuro do sector espacial, sobretudo a nível da segurança e comunicações, o projeto inclui a remodelação de uma antena de telecomunicações de 30 metros, que está localizada em São Miguel. A Altice Portugal afirma que a reabilitação do teleporto e a conversão da antena vão contribuir para a observação do tráfego espacial em órbitas geoestacionárias e para a segurança dos ativos espaciais europeus.

O acordo entre as duas entidades reforça também a posição de Portugal como um hub estratégico europeu de telecomunicações. E os Açores como um hub Atlântico para o Espaço. A Altice Portugal pretende interligar continentes via espacial, aérea, terrestre ou submarina.

No comunicado, esta parceria para a ThothX tem importância na sua estratégia de cobertura a nível global. A empresa tem uma antena de 46 metros no Canadá, está a remodelar uma antena de 30 metros na Austrália e agora com o projeto nos Açores vai atingir 95% de GEO. E várias instituições portuguesas de investigação e desenvolvimento já demonstraram interesse numa potencial colaboração no futuro para estudos de radioastronomia.

“Para a Altice Portugal, este novo projeto insere-se na estratégia de desenvolver e apoiar projetos de destaque nacional e internacional e que marcam o futuro da inovação nacional”, refere a empresa no comunicado, dando o exemplo do seu Teleporto em Alfouvar, em Sintra. Esta é referida pela empresa como a maior infraestrutura do país, garantindo os serviços de satélite para os seus clientes, alojando 4 geteways dos maiores operadores de satélites de telecomunicações globais, operando em órbitas geoestacionárias às órbitas mais baixas, reduzindo a latência.

A Alticce Labs está também envolvida em tecnologias de comunicações por satélite, o 5G Nanosatellite, pretendendo apresentar-se como fornecedora de soluções de telecomunicações bidirecionais entre o espaço e a Terra, para as NTN (Non Terrestrial Networks). Para este projeto criou-se um consórcio entre o Grupo Altice, o IST e a Universidade do Luxemburgo para apresentar uma candidatura à Agência Espacial Europeia de um projeto na área.