Para Álvaro Dâmaso, presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), Outubro de 2004 poderá ser a data provável para o início das operações da Televisão Digital Terrestre no nosso país, referiu ontem à noite num encontro informal com os players da área.

Citado pela publicação online Negócios.pt, Álvaro Dâmaso sublinhou que esta não é a posição de calendarização formal da Anacom, mas que face à necessidade de encontrar um modelo viável para a TDT - e depois dos percalços no arranque da tecnologia, com a atribuição e posterior devolução da licença - optou por calendarizar internamente alguns objectivos até ao lançamento de tecnologia, onde se incluem a promoção de encontros com players até 10 de Março de 2004, a contratação de consultadoria externa para definição dos modelos, a definição das datas de arranque da nova tecnologia e período de passagem do analógico para o digital, bem como a coordenação dos projectos com as entidades governamentais.

Presente no mesmo encontro informal como "orador principal", Nogueira Leite aconselhou a atribuição de licenças de TDT a custo zero. Segundo o economista e antigo quadro da Vodafone Telecel, existem dois modelos económicos que podem ser considerados para apreciação pelo regulador e pelo Governo na área da TDT: um em que a plataforma seja complementar à televisão por cabo da Portugal Telecom, operando nas regiões e para o público a que TV Cabo não chegue, e outro em que seja sua concorrente.

Nogueira Leite explicou que a nova tecnologia utilizará menos espectro para fornecer mais canais de televisão com melhor qualidade de imagem. Logo, e tendo em conta que não será um "negócio extraordinário", o responsável referiu que não se escandalizaria "se não houvesse qualquer preço à cabeça pela atribuição das licenças".

Esta não parece contudo ser uma hipótese considerada pela Anacom, cujo presidente, em reposta à sugestão de Nogueira Pinto, lembrou que a transmissão da televisão utiliza um bem escasso "que tem um custo, logo tem um preço".



Notícias Relacionadas:

2003-03-13 - Anacom propõe revogação da licença de Televisão Digital Terrestre da PTDP
2001-08-20 - Consórcio PTDP ganha licença de Televisão Digital Terrestre