Depois de toda a polémica a Anacom vai afinal voltar a avaliar o concurso para atribuição de uma licença de Televisão Digital Terrestre em canais pagos (Muxes B a F). Segundo a agência Lusa, que teve acesso a um documento do regulador, o presidente da comissão avaliadora foi afastado, o que levou à designação de um substituto legal e à reapreciação das candidaturas.
A notícia foi avançada na sexta-feira passada e ainda não confirmada oficialmente pela Anacom.
A licença de TDT para os canais pagos tinha sido atribuída no início de Junho à Portugal Telecom, mas a Airplus TV tem vindo a contestar os resultados e entregou na semana passada um pedido de providência cautelar para a impugnação do concurso. A empresa, liderada por Luís Nazaré contesta os resultados do concurso alegando que terão sido utilizados parâmetros de avaliação que não estavam definidos nos elementos postos a concurso público.
Já antes, a 14 de Julho, a Airplus TV teria enviado à Anacom um requerimento onde pedia o impedimento do presidente da comissão e a sua substituição. Segundo a Lusa a empresa referia que Carlos Salema (presidente da comissão de avaliação da TDT) é administrador do Instituto de Telecomunicações, em que a PT é cliente e financiadora, e que a sua filha e o seu irmão são quadros da PT.
O afastamento do presidente do concurso fará com que a comissão de avaliação passe agora a funcionar com apenas dois membros, sendo presidida por Pierre Antoine Lavoix. A agência adianta ainda que irá agora ser refeito o processo de concurso "desde o momento em que foi iniciada a apreciação das propostas".
Recorde-se que a PT e a Airplus TV foram as duas únicas candidadatas ao concurso de TDT para emissão em canais pagos. A licença foi atribuida à Portugal Telecom, que ficou no topo da classificação no campo técnico e na qualidade dos conteúdos televisivos, angariando 85 pontos em 100. A Airplus TV ficou-se pelos 57 pontos.
A PT acabaria também por ganhar a licença nos canais de sinal aberto, onde era a única concorrente.
Notícias Relacionadas:
2008-07-25 - Airplus avança com pedido de providência cautelar para TDT
2008-07-15 - Airplus Tv pede novo júri para o concurso da TDT
2008-07-04 - Portugal Telecom garante canais gratuitos na TDT
2008-06-27 - PT sai vencedora no concurso para a TDT
2008-05-29 - Concorrente da PT na TDT ameaça com recurso a tribunais
2008-04-23 - Portugal Telecom e AirPlus TV entregam candidaturas à TDT
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários