A Anacom, Autoridade Nacional de Comunicações, vai distribuir nas próximas semanas mais de 5 milhões de folhetos de informação sobre a funcionalidade da portabilidade do número. Os folhetos serão distribuídos na imprensa, depositados em todas as caixas de correio do País e disponibilizados nas lojas do cidadão e pretendem aumentar o nível de conhecimento dos clientes de telecomunicações sobre a possibilidade de mudarem de operador sem alterarem o número.



De acordo com números da Anacom, durante o primeiro trimestre deste ano foram portados cerca de 84 mil números de rede fixa e mais de 9 mil números de rede móvel. A autoridade Nacional de Telecomunicações afirma em comunicado que pretende aumentar a informação relativa à portabilidade do número, que "é vista como um factor ampliador da opção dos utilizadores e, portanto, de estímulo da concorrência no mercado".



Ainda hoje entra em funcionamento mais uma componente do projecto de probabilidade dos números, a informação nas redes móveis. Os três operadores deverão incluir no início de cada ligação para um número móvel portado uma mensagem identificando a nova rede à qual pertence o número marcado. A mensagem pré-gravada é gratuita deverá indicar apenas a nova rede à qual pertence o número, não dando informação sobre o valor a que será taxada a chamada.



A portabilidade do número é uma funcionalidade introduzida no sistema de telecomunicações que permite a uma cliente manter o mesmo número de telefone mesmo que mude de operador. Assim, na rede fixa o utilizador poderá manter o número que tinha contratado à Portugal Telecom mesmo que passe a ser servido por um novo operador com serviço directo. Nas redes móveis a questão da portabilidade pode gerar maior confusão já que o utilizador poderá manter também o prefixo 9X, que é identificado como fazendo parte da rede de um determinado operador, mesmo que mude para a concorrência.

Notícias Relacionadas:

2003-03-12 - Operadoras obrigadas a aviso de chamadas para números portados

2002-05-20 - Processo de portabilidade mais simples para os utilizadores e clientes


2001-12-03 - Portabilidade do número iniciada em Janeiro na rede móvel

2001-06-26 - Portabilidade de número assegurada a partir de 1 de Julho