Um estudo divulgado ontem mostra que nos últimos três anos a Apple passou a dominar o mercado de smartphones, mas também deixa claro que essa liderança já esteve mais sólida. Acontece o mesmo com a preferência - sobretudo dos utilizadores americanos (que representam quase 90 por cento dos inquiridos) - pela RIM quando o assunto são smartphones.



Comparando dados de 2008 com dados de Junho de 2011, salta à vista que há três anos atrás os planos dos consumidores para adquirirem um smartphone a médio prazo (90 dias seguintes) dominavam poucas mentes. Neste estudo eram menos de 25 por cento os que pretendiam fazê-lo nos meses seguintes ao inquérito.


Entre os que equacionavam a hipótese, 21 por cento planeavam comprar um BlackBerry e apenas 1 por cento considerava adquirir um smartphone com Android. Desde aí, a Apple passou a assegurar em contínuo a liderança das preferências, até que em Março do ano passado o Android conseguiu bater a preferência pelo iOS, embora apenas brevemente (e em 1 por cento).


Os últimos dados voltam a colocar o iOS da Apple numa posição de liderança nas intenções de compra dos consumidores que equacionam comprar um smartphone nos próximos três meses. A RIM continua a cair.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A pesquisa mostra ainda que os clientes dos smartphones da Apple são os mais satisfeitos, com 70 por cento dos inquiridos, com smartphones da marca a assumirem que estão muito satisfeitos com a sua opção.


Entre os utilizadores de sistemas Android, 50 por cento responderam da mesma forma. No universo de utilizadores Windows OS e RIM OS a satisfação cai para metade (ficando em torno dos 25 por cento).

O estudo procurou ainda apurar o impacto do anúncio feito recentemente pela Apple relativamente ao serviço iCloud. Concluiu que entre os inquiridos que ainda não usam produtos da Apple, 29 por cento ficaram com vontade de usar depois do anúncio.




A pesquisa foi realizada em Junho, junto de um universo de 4.163 consumidores pela ChangeWave Research.