O Android, promovido pela Google, foi o sistema operativo usado em 10 por cento dos smartphones vendidos entre Janeiro e Março de 2010. Estes números colocam pela primeira vez o sistema de código aberto no quarto lugar da tabela e à frente do Windows Mobile.

Os dados são do último relatório da Gartner sobre as vendas mundiais de telemóveis - que registaram um crescimento de 17 por cento no primeiro trimestre do ano, quando comparadas com o período homólogo. O desempenho do mercado global foi impulsionado pela procura de smartphones, um segmento que cresceu 49 por cento.

Apesar do crescimento do número de dispositivos Android comprados este trimestre, o Symbian continua a ser a plataforma móvel mais utilizada - ajudada pelas vendas de modelos mais baratos da Nokia. Mesmo assim a empresa filandesa não está a crescer tanto como a concorrência, tendo perdido quota de mercado face a 2009: de 48,8 por cento o ano passado para 44,3 por cento este ano.

À frente do sistema operativo da Google continua a estar o da Apple, que também cresceu e ocupa o terceiro lugar da tabela, apesar de nos Estados Unidos ter já sido ultrapassada pelo Android (cujas vendas subiram 707 % face a um ano antes).

O segundo lugar pertence à criadora do BlackBerry, a RIM, que, apesar disso, apresenta uma descida na quota de mercado, de 20,6 por cento no final de Março de 2009 para 19,4 por cento no fim do primeiro trimestre deste ano.

iPhone e Android são os grandes "vencedores" do trimestre, com quotas de mercado a crescer dos 10,5 para os 15,4 por cento e 1,6 para 9,6 por cento, respectivamente.

Já a quota de mercado dos equipamentos baseados no sistema operativo móvel da Microsoft desceu dos 10,2 por cento no primeiro trimestre de 2009 para os 6,8 por cento em Março de 2010.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.