Numa nota divulgada esta sexta-feira, a associação explica que já conseguiu obter um compromisso da PT para a resolução das questões que têm oposto empresa e fornecedores e acrescenta que boa parte dos casos em questão já estão mesmo resolvidos.

Quando a Altice assumiu a liderança da PT reviu todas as relações contratuais da PT com fornecedores e quis implementar várias mudanças, entre elas cortes unilaterais retroativos em contratos já celebrados, uma situação que a própria ANETIE tinha denunciado.    

Neste momento o “Grupo PT garante que esta é uma situação já regularizada, à semelhança de outros constrangimentos identificados por fornecedores diversos, detalha a ANETIE, que também partilha as explicações da PT para justificar este tipo de procedimento.

Refere a empresa que encontrou no grupo de telecomunicações contratos que “não se coadunam com as suas regras internas de gestão”, o que terá motivado a necessidade de rever ou renegociar contratos, considerando que estes problemas são no entanto transitórios e normais em processo de aquisição deste tipo.  

“Além da disponibilidade manifestada e da garantia de que muitos dos problemas estão resolvidos, obtivemos também o reconhecimento de que existem ainda casos que carecem resposta”, assume Vítor Rodrigues.

À ANETIE caberá representar os fornecedores que ainda têm questões contratuais para resolver com a PT. Neste leque, como frisa a associação, há empresa que trabalham quase em exclusivo com a PT.