O prazo definido estabelecia que os apoios à instalação da Televisão Digital Terrestre terminasse no final do mês, mas a Anacom pretende assegurar o prolongamento da medida.



A intenção do regulador das comunicações eletrónicas é que seja possível requerer apoios para a compra de descodificador até 26 de abril, data em que se assinala um ano relativamente ao dia do desligamento da TV analógica, escreve hoje o Jornal de Negócios.



O apoio à compra de caixas descodificadoras dirige-se a idosos, nomeadamente em situação de isolamento social e com rendimentos mensais abaixo dos 500 euros, pessoas com deficiência, beneficiários do Rendimento Social de Inserção e instituições de comprovada valência social.



A extensão do prazo para concessão de apoios já tem um sentido provável de decisão do regulador, que terá agora de ser dado a conhecer à Portugal Telecom, empresa que venceu a licença para operar a tecnologia digital de televisão, e que terá a possibilidade de comentar a decisão e manifestar a sua posição.



Citado pelo Negócios José Perdigoto, da Anacom, adiantou ainda que está em preparação uma campanha de divulgação dos instrumentos de apoio à migração para a TDT que será realizada em parceria com a segurança social.



Esta campanha visa alertar as pessoas em situação de isolamento social para a disponibilidade deste mecanismo de apoio. Recorde-se que cabe também à segurança social identificar os casos de isolamento social que podem receber um subsídio de 61 euros para apoiar a migração para a TDT.



Os apoios à migração para a TDT disponíveis para quem está em zonas não cobertas pelo serviço e que por isso tem de recorrer a uma alternativa via satélite podem ser solicitados por qualquer pessoa e prolongam-se para além destes prazos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico