A Apple publicou no seu site um repositório de WebApps dedicadas aos populares iPhone e iPod Touch. Este repositório pretende agregar as aplicações Web disponíveis para a versão móvel do browser Safari, providenciando aos utilizadores um directório unificado que permita o download das aplicações optimizadas.

Estas WebApps, páginas Web optimizadas para os ecrãs do iPhone e iPod Touch e que permitem alguma interactividade com o sistema, continuam a ser a única forma aprovada pela Apple de desenvolver aplicações para a sua plataforma móvel.

Sem um kit de desenvolvimento de software à vista e perante a crescente comunidade de developers piratas, muitos deles relacionados com as soluções de desbloqueio do iPhone e alguma pressão por parte dos utilizadores, foi esta a forma que a Apple encontrou de ganhar algum tempo e dar uma maior visibilidade á alternativa legal de desenvolvimento.

De referir que o update 1.1.1 que quebrou as soluções anteriores de desbloqueio e instalação de aplicações directamente no sistema, para além de inutilizar alguns iPhones e implementar medidas de segurança mais restritas no acesso ao sistema de ficheiros, já foi contornado, exigindo apenas algumas alterações nos programas de crack e a recompilação das aplicações.

Notícias Relacionadas:

2007-09-28 - Apple disponibiliza nova actualização para iPhone

2007-08-27 - Lançamento de ferramenta para desbloquear iPhone adiado por pressões da AT&T

2007-07-06 - Hackers já conseguiram desbloquear iPhone