O percurso ascendente da Apple no segmento dos smartphones poderá a vir a ter o seu pico no final do ano, quando a empresa da maçã chegar à liderança do mercado mundial. As previsões mais recentes neste sentido são da Digitimes Research e atribuem ao iPhone 86,4 milhões de unidades vendidas durante os 12 meses de 2011.

O valor representa um crescimento de 82% face 47,7 milhões de terminais comercializados em 2010 e compara com os 74,4 milhões de smartphones colocados nas lojas pela Nokia, que é assim relegada para a segunda posição.

A terceira posição é atribuída à Samsung com um crescimento de 191% na comparação entre 2011 e 2010, dos 44 milhões para os 67 milhões de unidades expedidas.

[caption][/caption]

Estas previsões estão em linha com as análises apresentadas ultimamente por outras consultoras, como é o caso da IDC, que nos resultados para o segundo trimestre já colocava a
Apple na liderança do mercado de smartphones.

De regresso às estimativas da Digitimes Research, é igualmente apontado que os maiores crescimentos serão protagonizados pela Huawei (mais 400%) e pela ZTE, ambas fabricantes chinesas especializadas em smartphones baratos e com sistema operativo Android.

Em termos gerais, o mercado mundial deverá alcançar os 462 milhões de unidades vendidas, num crescimento de 60% face aos 288 milhões registados em 2010.

Nota de redação: Foi corrigida uma gralha relativamente aos valores registados pela Samsung, em que havia uma troca entre os valores de crescimento em número de unidades e em precentagem.





Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.