A Motorola e Apple anunciaram finalmente a disponibilidade do primeiro telemóvel compatível com o serviço de música iTunes. O equipamento, que era aguardado desde o início do ano e que foi ontem ao final do dia apresentado nos Estados Unidos com o nome ROKR, permite guardar mais de 100 faixas de música directamente do serviço de música para o telemóvel.



Em comunicado, as empresas explicam que a facilidade de utilização do serviço de música foi uma das principais preocupações no desenho do equipamento, assim como a fácil passagem das funcionalidades de música para as funcionalidades de conversação.



Para já o equipamento será disponibilizado nos mercados americano (através da Cingular), em França, no Reino Unido (através dos principais operadores móveis, excluindo a Vodafone), Itália, Alemanha, Canadá , Japão, Austrália e Argentina, México e Brasil. Os preços variam consoante os mercados em questão, mas sabe-se já que nos Estados Unidos vai custar cerca de 250 dólares.



O ROKR dispõe de um ecrã a cores, câmara fotográfica, auscultadores e microfone estéreo. No que respeita às funcionalidades musicais permite alinhar playlists e importar audiobooks ou podcasts a partir da biblioteca iTunes, via USB.



O equipamento foi desenhado para que a música pare sempre que entra uma chamada no sistema. Da mesma forma permite que o utilizador continue a ouvir música enquanto consulta as mensagens ou visualiza uma foto.



Na conferência de imprensa, realizada em São Francisco, a Apple anunciou ainda um novo iPod com capacidade para guardar até mil músicas ou 25 mil fotos. O iPod Nano está disponível em duas versões de 2 e 4 GB com preços a partir de 199 dólares.



O novo modelo tem ecrã LCD, tem uma bateria com autonomia de 14 horas, carrega e sintoniza via USB e é compatível com MAC OS e Windows 2000 e XP. O tamanho reduzido volta a ser uma das principais apostas da Apple neste novo modelo que reduz em três vezes o tamanho do iPod Mini.



Notícias Relacionadas:

2005-09-06 - Operadores europeus garantem interesse no primeiro telemóvel compatível com o iTunes

2005-03-17 - Estratégias distintas explicam confusão na data de lançamento do Motorola iTunes

2005-01-07 - Motorola mostra telemóvel compatível com iTunes na CES