A Apple está definitivamente num bom momento. Depois de ser apresentada como "a maior fabricante de computadores do mundo", considerando a venda de tablets, a fabricante da maçã parece agora ter ganho a liderança à Samsung no mercado de smartphones.

As contas são da Strategy Analytics que atribui à empresa gerida por Tim Cook uma quota de mercado de 23,9% no final do último trimestre de 2011, enquanto a sul-coreana tem uma quota de 23,5%.

Os números baseiam-se nas vendas reportadas de 37 milhões de iPhones pela Apple e da estimativa de 36,5 milhões de modelos Galaxy, Omnia, entre outros, comercializados para a Samsung - que acaba de divulgar os seus resultados financeiros.

No mesmo trimestre, a Nokia surge na terceira posição, devido às vendas de 19,6 milhões de smartphones reportadas recentemente - cerca de um milhão dos quais com sistema operativo Windows Phone -, valores que lhe garantiam 12,6% do mercado no final de dezembro.

Nos resultados trimestrais apresentados esta semana, a fabricante finlandesa reportou um volume de negócios de 13,2 mil milhões de dólares, numa queda de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os lucros, por sua vez, baixaram 73%.

De acordo com o relatório da Strategy Analytics, as vendas de telefones inteligentes da Nokia para o ano inteiro cairam de 100,1 milhões para os 77,3 milhões.

No geral, e ao longo do ano, o número de smartphones expedidos aumentou 54%, atingindo os 155 milhões de unidades em dezembro.

[caption][/caption]

Olhando para os valores anuais, a Samsung continua à frente da Apple, mas por menos de um ponto percentual, quando a primeira vendeu 97,4 milhões unidades e a segunda 93 milhões - para respetivamente quotas de mercado de 19,95% e 19%.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé