A Apple continua firme na aposta na sua plataforma móvel, constituída pelo iPhone e pelo iPod Touch. Numa conferência de investidores da Goldman Sachs, Tim Cook, COO da Apple, reafirmou as expectativas da empresa para a venda de dez milhões de iPhones até ao fim do ano, mesmo em face de uma diminuição da produção do telemóvel e no recuo nas encomendas anuais da Apple de memórias flash.



Tim Cook referiu ainda que a Apple não está "casada" com o actual modelo de comercialização do iPhone, referindo-se à prática de exclusividade com um único operador por país e que a empresa encontra-se aberta a novas formas de distribuição e comercialização do popular terminal. Este discurso demarca-se largamente da atitude da Apple aquando do lançamento original do telemóvel, apontando a necessidade de contratos específicos com as operadoras móveis para o suporte de determinadas tecnologias e funcionalidades, tal como o visual voicemail.



Paralelamente, foi ainda anunciado um evento oficial da Apple para dia 6 de Março, tendo em vista a apresentação do SDK para os dispositivos móveis da empresa, bem como a apresentação de planos futuros de desenvolvimento. O email inclui ainda referência a funcionalidades empresariais inovadoras, permitindo, possivelmente, a abertura do céptico mercado empresarial ao iPhone, com características como suporte de Push email, numa implementação ainda desconhecida.



A publicação do SDK - Software Development Kit -, permitirá o desenvolvimento de aplicações nativas à plataforma por terceiros, alargando ainda mais o espectro funcional do iPhone e do iPod Touch.



Notícias Relacionadas:

2008-02-06 - Apple injecta mais memória no iPhone e iPod Touch

2008-01-31 - TMN e Optimus mantêm disputa pelo iPhone