
A disputa entre a Nokia e a Apple a propósito de patentes registadas tem vindo a aumentar de tom e, na semana passada, a empresa de Steve Jobs acabou por entregar ao organismo regulador dos Estados Unidos um pedido onde pretende ver bloqueadas as vendas de telemóveis da empresa finlandesa naquele país.
A notícia foi avançada pela Bloomberg e remete para uma queixa apresentada no dia 15 na Comissão de Comércio Internacional (International Trade Commission) , uma agência federal que regula as questões relacionadas com as práticas comerciais nos Estados Unidos.
O diferendo teve início em Outubro do ano passado quando a Nokia apresentou uma queixa contra a Apple por alegada violação de 10 patentes registadas, tecnologia que estaria a ser usada no iPhone.
A empresa que lidera as vendas de telemóveis, mas que tem vindo a perder mercado nos smartphones, garantia ter já apresentado à Apple varias propostas para que esta licenciasse a tecnologia, mas sem resultado.
Já em Dezembro a Apple contra atacou com uma queixa contra a Nokia, acusando a finlandesa de infringir 13 patentes. A Nokia não demorou muito tempo a retaliar, com um novo processo entregue ao International Trade Commission, a mesma entidade a que a Apple agora recorre.
A nova queixa da Apple pretende que sejam bloqueadas todas as importações de telemóveis Nokia no país, alegando práticas de comércio desleais devido à violação de patentes registadas.
A Nokia já reagiu e, em declarações à Blommberg, o porta-voz da empresa garantiu que a queixa será estudada, mas que mantém o facto de que a Apple não licenciou tecnologia da empresa que está a usar no iPhone desde 2007.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários