A start up Atrua Technologies está a apresentar durante o 3GSM World Congress 2004 uma tecnologia de touchpad inteligente para telemóveis que permite uma navegação entre menus mais facilitada e integra reconhecimento de impressões digitais como característica de segurança.



Fundada por venture capital da Ericsson, da Nokia e a da Intel, a Atrua indica que o sistema optimizado, denominado Wings, funciona como os touchpad apresentados na maioria dos portáteis, permitindo que os utilizadores se movimentem entre os menus e escolham os items com o toque de um dedo.



O mesmo sensor, afirmou a start up, também actua como um leitor de impressões digitais, aumentando a segurança das transacções wireless e simplificando o processo de acesso a sites seguros.



A empresa indicou que o fabrico dos produtos com a tecnologia Wings integrada irá começar no segundo trimestre de 2004 e os primeiros telefones estarão no mercado até ao final do ano. Sem mencionar o nome dos parceiros, a Atrua afirmou ter já acordos confirmados com algumas fabricantes de telemóveis.



Além da navegação e das características de segurança, a tecnologia Wings também pretende melhorar a experiência de jogo em telemóvel e os serviços de localização geográfica.



Fundada em 2000 em Silicon Valley, a Atrua afirmou ter já registado 11 patentes relacionadas com a tecnologia.



Notícias Relacionadas:

2004-02-23 - Nokia e IBM apresentam novo Communicator com Wi-Fi

2004-02-23 - 3GSM World Congress debate o futuro das comunicações móveis