Já estava a ser preparado há algum tempo mas foi agora apresentado o novo sistema operativo móvel da Samsung, o bada, uma plataforma aberta que a empresa coreana quer usar para substituir em 2010 o Symbian, patrocinado pela Nokia.

O novo sistema operativo segue a filosofia já adoptada por outros players de promover o desenvolvimento de aplicações para correrem no sistema operativo, com a diferença de que o código é aberto, à semelhança do que acontece com o Android, suportado por várias empresas.

Numa entrevista ao Digitimes, um responsável da Samsung, garantiu que a empresa vai continuar a apostar em telemóveis com Windows Mobile e Android em 2010, mas não vai fabricar mais equipamentos com Symbian.

Aparentemente a Samsung não pretende porém agregar parceiros para o bada, que desenvolveu apesar da multiplicidade de sistemas operativos móveis que já existem no mercado e da força que concorrentes como o Symbian, o Windows Mobile, o iPhone e o Blackberry têm.

O nome bada significa oceano em coreano e o objectivo da Samsung é garantir uma experiência mais rica na utilização de smartphones. A empresa garante que o sistema operativo parte também da premissa de simplicidade de utilização com um interface de utilizador construído de base.

A Samsung tem vindo a ganhar uma posição de relevo na venda de equipamentos, apostando em diferentes sistemas operativos, sobre os quais colocava o seu próprio interface de utilizador. Mas agora quer fazer a diferenciação também nesta área, e no desenvolvimento de aplicações.