O número de subscritores de serviços 3G já ultrapassou os 60 milhões na Europa. Os números publicados pelo The Mobile World Database indicam que, embora no último trimestre de 2006 apenas um quarto das ligações móveis à rede fossem suportadas por tecnologia 3G, no segundo trimestre deste ano, pela primeira vez, a maioria das ligações foram efectuadas através de serviços W-CDMA, com 8 milhões de entre as 14,5 milhões de ligações a serem apoiadas em 3G.



No final de Junho deste ano, 8,7 por cento de todas as comunicações na Europa eram suportadas por 3G, um ponto percentual acima dos 7,7 por cento registados no final de Março e 3,5 por cento mais do que no final do segundo trimestre de 2006.



Estes números foram os mais altos registados até aqui na Europa, já que excederam os 7,3 milhões de ligações em 3G registadas nos últimos três meses do ano passado. Simultaneamente, as ligações GSM registadas no mesmo período foram as mais baixas de sempre desde o surgimento do 3G.



Contudo, é de salientar que dizer que 55 por cento de todas as ligações efectuadas por tecnologia de terceira geração no segundo trimestre não é a mesma coisa que afirmar que 55 por cento dos europeus que assinaram serviços móveis pela primeira vez entre Março e Junho tenham escolhido serviços 3G.



Em termos proporcionais, a base de clientes W-CDMA na Europa cresceu 15,6 por cento no segundo trimestre deste ano, o que representa um decréscimo de 0,4 por cento face aos primeiros três meses de 2007.



Mesmo assim, o crescimento anual desta tecnologia fixa-se nos 90 por cento, comparado com o aumento de 9,1 pontos percentuais do GSM entre Junho de 2006 e o mesmo mês de 2007.



O balanço global aponta para um total de mais de 59 milhões de clientes W-CDMA na Europa no final do segundo trimestre, o que, juntamente com os subscritores de CDMA, eleva a base de clientes 3G para valores acima dos 60 milhões.




Notícias Relacionadas:

2007-05-21 - Redes 3G suportam 1,485 milhões de vídeochamadas entre Janeiro e Março