A possibilidade resulta de um protocolo assinada entre a biblioteca e a Fundação PT, que cria um serviço de empréstimo de banda larga ao domicílio, através do qual os utilizadores podem levar uma placa 3G para casa durante um período de quatro dias. A placa tem um serviço de Internet associado, de utilização gratuita.



O sistema de empréstimo põe no terreno uma experiência pioneira que a Fundação explica ter como principal objetivo a promoção das TIC na região, sobretudo junto da comunidade escolar que, no concelho, é composta por 1.200 alunos.



Os utilizadores deste serviço de empréstimo garante acesso a 1 GB de tráfego. Já o débito máximo da ligação é de 5 Mbps, em linha com a combinação débito/tráfego também disponibilizada pela operadora na sua oferta comercial.



De acordo com os últimos dados disponíveis, no terceiro trimestre do ano passado usaram serviços de banda larga móvel em Portugal 3,7 milhões subscritores da tecnologia, um número que aumentou 5,6% relativamente aos três meses anteriores.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico