Um novo serviço hoje anunciado junta a tecnologia de voz sobre IP da British Telecom com o Messenger da Yahoo!, procurando conquistar os utilizadores particulares que já aderiram à comunicação através de aplicações de mensagens instantâneas. O anúncio surge na mesma semana em que a BT comunicou ter estabelecido uma parceria com a Microsoft para a área de videoconferência e colaboração online, tirando partido do Live Meeting.



O serviço está disponível para os mais de 19 milhões de consumidores que no Reino Unido possuem uma linha telefónica da BT, e o software pode ser descarregado gratuitamente da Internet. A integração do BT Communicator com o Yahoo! Messenger permite a gestão centralizada das chamadas telefónicas, webcam, texto e mensagens instantâneas a partir do PC, sendo esperada a introdução de funcionalidades de vídeo a partir de 2005.



No novo serviço, as chamadas entre dois PCs são gratuitas, enquanto as ligações para uma linha fixa ou móvel são taxadas segundo o tarifário da BT em vigor. A cobrança é realizada através da factura mensal enviada ao cliente pelo operador britânico.



Gavin Patterson, responsável pela área de Consumo e parcerias da BT explica que a forma de comunicação das pessoas mudou muito, com os utilizadores a mudarem rapidamente entre o email, texto, mensagens instantâneas e as chamadas de voz tradicionais, refere-se em comunicado. Este responsável cita ainda estudos que mostram que uma em cada dez conversas por Instant Messaging terminam num telefonema, muitas vezes feito a partir do telemóvel.



"A BT está a responder a mudanças culturais do mercado jovem. Ao integrar o BT Communicator com o Yahoo! Messenger estamos a dirigir-nos às novas gerações, oferecendo formas de comunicar que reflectem novas escolhas de estilo de vida", adianta ainda Gavin Patterson.

Notícias Relacionadas:

2004-07-12 - Solução Live Meeting junta Microsoft e British Telecom em serviços de conferências web