Dezenas de milhões de utilizadores de cartões multibanco na Alemanha viram-se impedidos de levantar dinheiro ou fazer pagamentos em estabelecimentos, devido a um bug que afectou os chips "à prova de falsificação", usados nos cartões mais recentes, na passagem para o novo ano.

Os novos chips destinados a conferir maior segurança aos cartões não foram capazes de ler a cifra 2010, impossibilitando a utilização dos cartões pelos seus portadores. Os cartões mais antigos, de banda magnética, não registaram quaisquer falhas.

A notícia foi confirmada ontem pela Comissão de Controlo de Crédito (ZKA), em representação das instituições bancárias do país, que adiantou que o bug já tinha entretanto sido reparado através da reprogramação dos terminais multibanco.

A entidade não divulgou o número de pessoas afectadas pela falha informática, mas os especialistas citados por alguns meios de comunicação internacionais falam em "dezenas de milhões".

De acordo com a informação avançada pela AFP, recolhida junto de várias associações do sector, terão sido afectados mais de 30 milhões de cartões.

Os principais afectados foram os clientes das caixas de poupança públicas, as Sparkassen, mas também foram registados vários problemas com cartões do Postbank (banco dos correios) e do Commerzbank, um dos maiores bancos privados do país.