"Votar é fácil" é o nome da campanha de sensibilização ao voto que o Governo português inicia esta quinta-feira, 16 de Abril, junto das camadas mais jovens da população portuguesa e que vai assentar nas tecnologias para chegar ao público-alvo.

Entre as acções previstas até ao final do ano contam-se a recepção e envio de SMS e a criação de um microsite alojado no Portal da Juventude, onde será disponibilizada informação.

Actualmente os jovens de 17 anos ficam automaticamente recenseados através do cruzamento de dados e aos 18 anos ficam habilitados a votar, ao apresentar o Bilhete de Identidade ou o Cartão de Cidadão.

A campanha permite que os jovens enviem mensagens escritas para um número disponibilizado pelo MAI (3838), indicando a data de nascimento e número do Bilhete de Identidade, para conhecerem o seu local de voto.

Está igualmente prevista a criação de um site dentro do Portal da Juventude, assim como o envio de SMS aos portadores de Cartão Jovem apelando ao voto, pelo Ministério da Administração Interna e pela Secretaria de Estado da Juventude.