Decorre até amanhã, em Bruxelas, o "Global IPv6 Service Launch", um evento promovido pela Comissão Europeia que marca o lançamento da primeira rede mundial de investigação completamente baseada na norma IPv6.



Além de celebrar o estabelecimento de uma infra-estrutura global de serviços IPv6 para as comunidades de investigação de todo o mundo, o Global IPv6 Service Launch irá mostrar a nova versão do protocolo Internet em funcionamento, salientando a sua importância. Isto para que possa ser criada uma consciência de "necessidade urgente" no sentido de "avançar com a implementação do IPv6 em todos os sectores da economia", refere a Comissão em comunicado.



Durante este evento de dois dias serão então efectuadas demonstrações práticas do potencial do IPv6, nomeadamente um "carro satélite" que pode ser ligado via satélite à Internet em qualquer parte do mundo, um rato digital com luzes, alarmes e outros sistemas ligados via IPv6 que podem ser controlados remotamente, e televisores de alta definição que fazem uso das capacidades avançadas de multicasting da nova norma.



Uma das maiores vantagens do novo protocolo Internet é que supera os problemas de crescimento da Internet causados pelas actuais limitações no número de endereços IP necessários para cada computador ou outro dispositivo acederem à Internet. O novo protocolo também inclui um conjunto de outras melhorias que tornarão a Internet mais rápida, mais flexível e segura, assim como facilitarão a implementação de novos serviços.



A União Europeia em particular vê na introdução do IPv6 um factor crítico tanto para a implementação da Sociedade da Informação como para impulsionar o crescimento, concorrência e produtividade através do fornecimento dos seus serviços e aplicações de próxima geração.



O comissário europeu Erkki Liikanen defende que a próxima geração de tecnologia Internet fornecerá uma plataforma com novos e aliciantes serviços para as empresas e cidadãos do espaço comunitário europeu. "Desde o início que a União Europeia tem tido um papel activo no fornecimento tanto de apoio financeiro como político ao IPv6. O evento inaugural de hoje confirma o nosso compromisso para acelerar a adopção do protocolo Internet IPv6", afirma em comunicado.



O IPv6 é um novo protocolo de Internet que substituirá o protocolo vigente (IPv4) que se prevê esgote em alguns anos. A Comissão Europeia tem vindo a apoiar o desenvolvimento do novo protocolo, suportada por financiamentos comunitários.



Notícias Relacionadas:

2003-11-07 - Task Force para o IPv6 elabora conjunto de recomendações