A Comissão Europeia apresentou um estudo que aponta um conjunto de recomendações pensadas no sentido de garantir a segurança das redes europeias de comunicações electrónicas. O documento é o ponto de partida para uma consulta pública sobre o tema que se prolonga até Abril.




A CE quer ter o feedback dos interessados sobre um conjunto de recomendações inclusas no estudo que ajudarão o órgão executivo da União Europeia a traçar uma estratégia que garante a segurança e a fiabilidade das redes europeias, em situações de ataques ou desastres naturais.



Com os serviços e processos que suportam as redes a ficarem cada vez mais interligadas e interdependentes um ataque ou um acidente numa única rede ou sub-sistema possa ter implicações mais rápidas e graves do que nunca, justifica um comunicado.



Face a esta conclusão, a CE considera urgente pôr em prática medidas que garantam a segurança de serviços críticos e de infra-estruturas, evitando um efeito dominó em caso de problemas inesperados.



Da responsabilidade da Alcatel-Lucent, o estudo define um conjunto de 10 recomendações de acção para preparar uma situação de catástrofe e várias entrevistas com especialistas no sector. Nas recomendações incluem-se exercícios de emergência, definição de procedimentos de acção, dados sobre os acordos de ajuda entre operadores e fornecedores de serviços.



Neste leque de recomendações incluem-se também dicas para a partilha de informação entre sectores dentro das comunicações, a implementação de conceitos inovadores seguros e a recomendação para a utilização das boas práticas da indústria.



A Comissão Europeia deverá rever o seu posicionamento para esta área e deverá tomar decisões logo no início de 2008. A consulta hoje iniciada poderá ser usada por qualquer interessado até final do mês de Abril para o endereço infso-a3@ec.europa.eu.



Notícias Relacionadas:

2007-01-10 - Investigadores analisam vulnerabilidades nas redes WiMax e apontam beneficiários