É já no próximo mês que a China se torna o primeiro país do mundo a acumular mais de 900 milhões de utilizadores móveis, de acordo com as estimativas e tendo em conta o ritmo de crescimento do sector nos últimos meses.


No final de Março já existiam naquele país asiático 889 milhões de subscritores de serviços móveis e durante todo o primeiro trimestre os operadores ganharam 30 milhões de novos clientes. Só a China Mobile, o maior operador móvel da China, acumula já um total de 600 milhões de clientes.


Recuando ao mês de Março nos últimos dois anos é possível apontar que em Março de 2009 a China somava 670 milhões de utilizadores móveis e que no mesmo mês do ano passado, em 2010, esse número já tinha aumentado para os 776 milhões.


O crescimento cada vez mais acelerado do sector móvel na China explica-se também, segundo os analistas, pelos investimentos na rede 3G ao longo dos últimos anos. Contribuíram para banalizarar estes serviços e trouxeram mais utilizadores para as redes móveis.


Nos smartphones, dispositivos mais vocacionados para os serviços avançados, dão-se sinais claros da apetência pelas tecnologias mais recentes. Durante o ano de 2010 as vendas deste tipo de dispositivo triplicaram, face aos valores registados no ano anterior, para os 62 milhões.

Este ano a estimativa aponta para que sejam vendidos na China 95 milhões de smartphones.
Em consequência, o número de chineses com Internet no telemóvel também aumentou, passando de 230 milhões em 2009 para 303 milhões em 2010, noticia a PC World.