O Presidente da República promulgou a lei que estabelece o sistema de identificação electrónica de veículos nas SCUT que, entre outras matérias, determina o fim da obrigatoriedade dos chips de matrícula.

Segundo o projecto de lei, o Dispositivo Electrónico de Matrícula (DEM), ou chip, destina-se "exclusivamente à cobrança electrónica de portagens" e dependerá da "adesão voluntária" do dono do veículo, deixando de ser obrigatório, como está previsto no diploma ainda em vigor.

As alternativas de pagamento previstas são o chip, a Via Verde, um dispositivo temporário e o pós-pagamento.

Recorde-se que o diploma resultou de um acordo entre o Governo e o PSD. Falta, agora, a publicação do documento em Diário da República para entrar em vigor.

Segundo o Jornal de Notícias, até à data há 35 mil pedidos de pré-reserva do DEM na Via Verde e cerca de três mil nos Correios, num total de 38 mil registos.

Tanto na Via Verde como nos Correios, a pré-reserva não envolve qualquer pagamento, o que só acontecerá no acto de entrega do dispositivo e dependerá do tipo de contrato a definir. Refira-se que ainda não há data definida para a disponibilização dos equipamentos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.