A Cisco apresentou ontem uma nova arquitectura para data centers, novos serviços e um ecossistema aberto de parceiros. Em comunicado a empresa americana explica que o Unified Computing System "interliga os silos no data center numa arquitectura unificada, utilizando tecnologias padrão da indústria". Une recursos de computação em rede, armazenamento e virtualização num mesmo sistema.
"O anúncio alarga o portofólio da Cisco para data center e é um passo crítico na estratégia Cisco Data Center 3.0 da empresa", detalha o comunicado.
A Cisco distingue na nova aposta os objectivos de permitir às empresas uma redução de 20 por cento no Capex e 30 por cento no Opex; aumentar níveis de produtividade das TI e de agilidade do negócio, para além da sua eficiência energética.
O Cisco Unified Computing System fica disponível a partir do segundo trimestre. A empresa sublinha que esta é a primeira oferta de uma nova família de produtos complementares ao portfólio de soluções da empresa para o mercado de data centers.
Na prática a empresa transforma-se em concorrente de fabricantes como a HP ou a IBM nos servidors para processamento de dados, criando uma oferta em toda a linha, interligada entre si e que lhe dará a oportunidade de subir alguns pontos na cadeia de valor e dispensar alguns produtos de terceiros.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários