A Cisco Systems apresentou hoje uma aplicação de videoconferência em tempo real com qualidade de imagem semelhante à televisão para os seus telefones IP. O serviço está incluído na nova versão do software Call Manager 4.0 e chama-se VT Advantage 1.0. Nos Estados Unidos vai custar cerca de 200 dólares por utilizador e o seu funcionamento requer um telefone IP, uma webcam e um PC desktop ou laptop.



Segundo a empresa, as comunicações de vídeo assentes nesta plataforma correm a 30 frames por segundo e são activadas de forma automática desde que o software esteja instalado, evitando por isso que o utilizador tenha de realizar qualquer operação adicional necessária para efectuar uma chamada normal, detalhou Marthin De Beer, vice-presidente para a área de comunicações IP da Cisco numa entrevista ao site da empresa.



A mesma fonte explica que a nova versão do software de gestão de comunicações (Call Manager 4.0) permite que o sistema detecte de forma automática outros computadores com o mesmo tipo de software instalado, permitindo aos utilizadores que pretendem comunicar entre si usando vídeo não estarem directamente ligados, uma vez que a compatibilidade das comunicações é garantida pelo servidor.



O software desenvolvido pela Cisco permite trabalhar com soluções de videoconferência de outros fabricantes como a Tandberg ou a Polycom, acrescenta a empresa em comunicado. No mesmo documento, a fabricante diz que o VT Advantage está em fase de comercialização, enquanto as webcams deverão chega às lojas dentro de três semanas.



Notícias Relacionadas:

2003-11-11 - Cisco Systems avança com solução de telefonia IP para PMEs