Já era esperado o anúncio do alargamento da parceria da Cisco e da IBM à área de soluções de VoIP (Voz sobre IP), que hoje foi confirmado pelas empresas. As duas companhias que já têm acordos de colaboração em diversas áreas comunicaram que vão lançar soluções dirigidas às empresas de todas as dimensões de forma a promover a integração de componentes de voz, vídeo e dados, combinando a sua oferta em termos de hardware, software e serviços.



O mercado de soluções de VoIP era já endereçado pelas duas empresas com ofertas próprias, mas a combinação entre os sistemas de voz, vídeo e media ricos da Cisco com a experiência da IBM em serviços deverá garantir formas mais convenientes e de custo reduzido para as empresas poderem beneficiar da Voz sobre IP.



Para além das comunicações de voz, o acordo abrange a unificação das mensagens, centros de contacto com clientes e videoconferência, que serão implementadas através da IBM Global Services. A iniciativa será também alargada aos parceiros das duas empresas na área de integração de software e fornecimento de serviços, que constituirão uma rede de comercialização das novas soluções.



O mercado de Voz sobre IP tem vindo a ganhar uma importância crescente à medida que as empresas reconhecem as vantagens e a redução de custos de comunicações, que a Cisco garante poder chegar a 50 por cento. A empresa de soluções de rede tem investido fortemente nesta área e segundo os seus próprios números já tem serviços de VoIP a funcionar em mais de 14 mil organizações em todo o mundo, tendo vendido mais de 3 milhões de telefones IP.



Porém, apesar das vantagens, os analistas têm realçado os custos de implementação de soluções VoIP e a necessidade de estudar cuidadosamente o impacto do tráfego na rede e o retorno do investimento nestas soluções, podendo não ser as mais adequadas para Pequenas e Médias Empresas.

Notícias Relacionadas:

2004-01-14 - Falhas ameaçam segurança das redes de Voz sobre IP

2003-11-12 - Toshiba concentra esforços no desenvolvimento de VoIP wireless

2003-11-11 - Cisco Systems avança com solução de telefonia IP para PMEs

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.