A Clix é a operadora nacional com melhores preços no que respeita a ofertas de Internet de banda larga. Pelo menos a avaliar pelo desempenho conseguido no último comparativo da autoridade espanhola que regula o mercado das telecomunicações.

O relatório da Comissão do Mercado das Telecomunicações oferece uma comparação entre as ofertas mais baratas em cada um dos 27 países da Europa, para o segmento residencial. A Clix aparece logo no sexto lugar da tabela destinada a acessos de banda larga com uma velocidade de débito a partir de 10 Mbps.

De acordo com os dados recolhidos em Junho deste ano, o preço cobrado pela operadora pela Internet de 24 Mbps era de 16,5 euros por mês (sem IVA), situando-se abaixo dos 22,7 euros mensais da média europeia. A melhor classificada nesta categoria é a Deutsche Telekom com a oferta que disponibiliza na Eslováquia, que custa 13,1 euros por mês (para uma velocidade de 10 Mbps).

O regulador espanhol oferece ainda uma comparação com base nos "preços ajustados por paridade do poder de compra" (PPP) nos vários países. Nesta análise, a Clix mantém o 6º lugar, mas com um custo calculado de 19,4 euros/mês, num ranking onde a média é de 25,2 euros mensais.

[caption]comparativo para ofertas com velocidades a partir de 10Mbps[/caption]

No comparativo entre serviços com velocidades entre os 2 Mbps e os 9,99 Mbps é a oferta de 5 Mbps da Netcabo (Zon) a escolhida para representar o nosso país. A mensalidade de 28,8 euros ficam bem acima da média (22,7 euros/mês) e vale-lhe o 15º da tabela de preços europeus, ordenada do mais barato para o mais caro. Quando analisado à luz do poder de compra dos portugueses, o valor sobe para os 33,8 euros, com a média das mensalidades a situar-se nos 24,6 euros.

[caption]comparativo para ofertas com velocidades entre 2 e 9,99 Mbps[/caption]

Segundo se explica no relatório, os preços apontados são calculados com base na soma do preço do acesso à rede (assinatura da linha telefónica) e do valor cobrado pelo serviço de banda larga. De fora ficaram o IVA e os valores cobrados, por exemplo, pelo aluguer de equipamentos, como o router.

Nota da Redacção: A notícia foi corrigida na designação das velocidades de Internet.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.