A PalmSource anunciou hoje o seu novo sistema operativo para smartphones, o Cobalt 6.1, realçando a aposta da empresa neste crescente mercado que continua a fazer uma séria concorrência aos PDAs. Com o novo sistema a empresa espera tornar mais fácil a sua integração por parte de companhias licenciadas.
O novo Cobalt 6.1 acrescenta algumas novas funcionalidades ao seu antecessor, o Palm OS Cobalt. Segundo o comunicado pela PalSource, pretende-se acelerar o desenvolvimento de uma nova geração de smartphones e equipamentos sem fios, alargando a quota de mercado deste sistema perante concorrentes tão fortes como a Symbian e a própria Microsoft.
Integrando suporte a Wi-Fi e Bluetooth, para além das funcionalidades de telefonia móvel, o novo sistema ganha em flexibilidade e facilidade de utilização, assim como em compatibilidade com diferentes sistemas.
A tendência na evolução dos equipamentos móveis com capacidades de computação tem sido mais favorável aos telemóveis que adicionam agenda, navegação Internet e email do que aos PDAs que acrescentam a possibilidade de comunicação de voz. Mesmo os smartphones são actualmente mais parecidos com telefones móveis do que com PDAs e as consultoras questionam mesmo a possibilidade deste último formato vir a desaparecer.
Procurando um maior lugar no segmento dos smartphones, a PalmSource - que teve origem na Palm, a fabricante de PDAs, e se especializou na produção do sistema Palm Os para diversos fabricantes - enfrenta uma concorrência de peso, onde a Symbian mantém uma quota de mercado de 66 por cento com a Microsoft a ganhar terreno.
Notícias Relacionadas:
2004-02-10 - PalmSource muda de estratégia para se aproximar do mercado de telemóveis
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários