A PalmSource anunciou hoje o seu novo sistema operativo para smartphones, o Cobalt 6.1, realçando a aposta da empresa neste crescente mercado que continua a fazer uma séria concorrência aos PDAs. Com o novo sistema a empresa espera tornar mais fácil a sua integração por parte de companhias licenciadas.



O novo Cobalt 6.1 acrescenta algumas novas funcionalidades ao seu antecessor, o Palm OS Cobalt. Segundo o comunicado pela PalSource, pretende-se acelerar o desenvolvimento de uma nova geração de smartphones e equipamentos sem fios, alargando a quota de mercado deste sistema perante concorrentes tão fortes como a Symbian e a própria Microsoft.



Integrando suporte a Wi-Fi e Bluetooth, para além das funcionalidades de telefonia móvel, o novo sistema ganha em flexibilidade e facilidade de utilização, assim como em compatibilidade com diferentes sistemas.



A tendência na evolução dos equipamentos móveis com capacidades de computação tem sido mais favorável aos telemóveis que adicionam agenda, navegação Internet e email do que aos PDAs que acrescentam a possibilidade de comunicação de voz. Mesmo os smartphones são actualmente mais parecidos com telefones móveis do que com PDAs e as consultoras questionam mesmo a possibilidade deste último formato vir a desaparecer.



Procurando um maior lugar no segmento dos smartphones, a PalmSource - que teve origem na Palm, a fabricante de PDAs, e se especializou na produção do sistema Palm Os para diversos fabricantes - enfrenta uma concorrência de peso, onde a Symbian mantém uma quota de mercado de 66 por cento com a Microsoft a ganhar terreno.

Notícias Relacionadas:

2004-02-10 - PalmSource muda de estratégia para se aproximar do mercado de telemóveis

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.