Este ano, o festival internacional de cinema Berlinale está a usar a rede internacional de fibra ótica e os serviços on-demand da Colt para disponibilizar, pela primeira vez, as contribuições cinematográficas provenientes da região da Ásia, através de um hub situado em Singapura.

Na prática, os cineastas e produtores da chamada região APAC vão poder fazer o upload dos seus trabalhos através da internet, de forma mais rápida e em segurança. Deixa assim de ser necessário armazenar os filmes em suportes físicos.

Até agora, a região da Ásia não dispunha de boas ligações à Berlinale, explicou Carlos Jesus, Country Manager da Colt Portugal e Colt VP Global Service Delivery, em declarações ao SAPO TeK. “Nos anos anteriores, descarregar os filmes no servidor do festival demorou imenso tempo.  Este ano, os filmes podem ser transferidos da Ásia para Berlim com uma latência muito baixa, através da IQ Network da Colt”.

O que significa o novo serviço para a Berlinale? “Que se podem ver os filmes diretamente nos ecrãs das salas onde o festival acontece”, respondeu Carlos Jesus. “Esta é uma evolução real que vem reforçar a transformação digital deste emblemático evento mundial. Já não é preciso armazenar filmes em suportes físicos, porque estes são entregues e apresentados digitalmente”, acrescentou.

Os cineastas da região da APAC vão fazer o upload dos seus trabalhos através da internet para um servidor alojado no centro de dados parceiro da Colt em Singapura. A partir daí, a empresa estabelece uma ligação on-demand ponta-a-ponta via Ethernet entre o centro de dados e o seu nó em Berlim, onde se encontram os servidores da Berlinale. Para este efeito, a equipa de TI do festival encomenda um DC Cross Connect no centro de dados de Singapura através do portal on demand da Colt, que liga o servidor ao dispositivo final Colt.

Clique nas imagens da galeria para mais pormenor

A Berlinale utiliza a função "Bandwidth Boost" para transferir os dados. Isto permite que a capacidade de largura de banda possa escalar de forma flexível entre 10 Mbit/s e 1 Gbit/s conforme as necessidades do cliente. A velocidade da transmissão dos dados pode escalar até aos 10 Gbit/s através da opção "Boost", explica o responsável da Colt.

Para os cineastas e produtores que querem disponibilizar os seus trabalhos ao público com a máxima resolução, as opções de baixa qualidade não são obviamente uma solução. Por outro lado, as soluções de baixa qualidade também implicam que despendam parte do tempo que precisam alocar à produção cinematográfica na transferência de dados. O objetivo da Colt é garantir uma infraestrutura digital adequada que torne possível a transmissão segura e rápida, ao mesmo tempo.

“Ligações à Internet instáveis e inseguras, transformam a tarefa de enviar filmes para um festival no outro lado do mundo numa guerra de nervos”

A presença da Ásia na Berlinale 2023 é importante. A região terá filmes relevantes, como por exemplo, de Singapura o filme “Míng tian bi zuo tian chang jiu” (Tomorrow Is a Long Time) de Jow Zhi Wei e do Akanga Film Asia in Singapore, com Leon Dai e Edward Tan; ou do Japão, que irá apresentar o primeiro filme a cores de Kōzaburō Yoshimura, intitulado “Yoru no kawa”. Este filme foi restaurado em 4K pela KADOKAWA CORPORATION na IMAGICA EMS a partir dos negativos a cores Eastman de 35mm originais.

A Colt é Official Digital Cinema Partner da Berlinale há 15 anos e tem disponibilizado serviços de rede de banda larga até 10 Gbit/s e acesso à internet para permitir a transmissão e a distribuição dos dados dos filmes entre o nó da Rede da Colt em Berlim, os 20 locais onde o festival tem lugar e os 40 ecrãs de alta qualidade onde os filmes são exibidos.

Ao ligar-se ao portal on-demand da Colt, a Berlinale pode também aumentar ou diminuir a largura de banda das ligações individuais em tempo real e em função das suas necessidades, referiu Carlos Jesus. Além de estimular a transformação digital do cinema, a Colt também inova na sua própria rede de fibra ótica na Berlinale, tais como a encriptação baseada em tecnologias quânticas”, acrescentou.

Aquela que é a 73ªedição da Berlinale começa no próximo dia 16 de fevereiro, terminando a 26 de fevereiro. Os bilhetes começaram a poder ser reservados a partir desta segunda-feira, exclusivamente online.