Um memorando de entendimento foi recentemente assinado entre a Comissão Europeia e a European Conference of Postal and Telecommunications Administrations (CEPT), uma organização que junta administradores da área de telecomunicações e correios. O objectivo deste acordo é promover o alargamento da utilização de redes wireless na Europa e explorar os benefícios desta ligação para os cidadãos europeus.

A harmonização do espectro de rádio é essencial para o desenvolvimento de muitas políticas da União Europeia e a utilização da mesma norma em todo o espaço da UE pode ter um impacto positivo na massificação da tecnologia. Ao contrário de outras tecnologias de comunicação, o Wi-Fi não exige a atribuição de uma licença, sendo a utilização deste espectro de rádio livre.

A CEPT fica agora mandatada para prosseguir a harmonização do espectro, mas se a colaboração se relevar positiva é possível que o acordo entre as duas entidades venha a ser alargado a outras áreas como a numeração e a atribuição de nomes.

Notícias relacionadas:
2003-03-21 - Comissão Europeia quer acelerar adopção de hotspots na Europa