Um estudo que será apresentado pela Cap Gemini na próxima semana considera que a oferta móvel europeia carece de novas aplicações com impacto semelhante ao SMS ou à introdução dos pré-pagos, sugerindo um conjunto de aplicações e directrizes que contribuam para que estes melhor enderecem as necessidades e gostos dos clientes. Algumas das linhas do estudo foram apresentadas já esta manhã durante o seminário Mobilidade que decorre em paralelo com a feira COMTEC.



O documento revela que os factores críticos para a definição de estratégias dos operadores móveis europeus - nomeadamente a introdução de novas tecnologias disponíveis - têm muitas vezes pouco impacto junto dos utilizadores, que valorizam outro tipo de aspectos.



Segundo o estudo, 44 por cento dos inquiridos aceitaria desistir de serviços inovadores como o WAP se, em contrapartida, pudessem usufruir de preços mais baixos. Cerca de 72 por cento dos entrevistados não consideram importantes as tecnologias avançadas.



A Cap Gemini conclui ainda que, para a maioria dos utilizadores, se tornaram imperceptíveis as diferenças entre operadores, já que a generalidade aposta nos mesmos factores para definir as suas ofertas. Por seu lado, um número também significativo de inquiridos reclamam ofertas e planos tarifários mais simples.



Face aos dados, a consultora considera urgente trabalhar em novas aplicações que acentuem os factores diferenciadores enquanto enderecem, de forma mais directa, as necessidades dos clientes. Entre as sugestões contam-se aplicações que auxiliem na localização de crianças, aplicações que permitam ouvir música, etc.



O estudo foi realizado junto dos principais operadores europeus e complementado com entrevistas a 1.500 utilizadores de redes móveis.



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