A troca de dados através de terminais móveis no mercado norte-americano deverá ter rendido este ano 4.000 milhões de dólares de receita, segundo as previsões do Yankee Group, que acredita igualmente que o serviço é uma prática corrente entre mais de um terço dos subscritores de redes móveis.




No final do segundo trimestre de 2004, o número de utilizadores de dados wireless nos Estados Unidos totalizava quase 47 milhões, acima de uma terça parte do número total de subscritores dos serviços de rede móvel, segundo revela o estudo "2004 Mobile User Survey" daquela consultora e representativo de um crescimento de 58 por cento face aos valores registados em igual altura de 2003.




Durante o mesmo período, os utilizadores gastaram em média dois dólares por mês em serviços móveis, o dobro do dispendido no segundo trimestre do ano passado, enquanto o valor médio gasto em dados subiu para os cinco dólares, comparativamente aos quatro dólares gastos em 2003.




Entretanto, o milhar de milhão de dólares de receitas em dados wireless gerado no segundo trimestre de 2004 representou um crescimento de 160 por cento face aos 367 milhões registados em período homólogo do ano passado.




Apesar de terem registado um crescimento significativo, as receitas de dados representaram apenas quatro por cento nos valores totais do negócio norte-americano das comunicações móveis, segundo a mesma análise do Yankee Group.




As previsões da consultora indicam ainda que o mercado dos serviços de dados móveis irá crescer para aproximadamente 14 mil milhões de dólares em 2008.





Notícias Relacionadas:

2004-09-13 - Jogos e outros serviços de entretenimento em bundle contribuirão para receitas móveis


2003-10-03 - Receitas de serviços de dados poderão salvar operadores móveis