A operadora alemã Deutsche Telekom poderá vir a extinguir até trinta mil postos de trabalho a curto prazo numa acção que visa impulsionar os seus resultados financeiros, de acordo com o publicado ontem pelo jornal Times Deutschland, que citava fontes sindicais.



Segundo o indicado, o grupo de telecomunicações pretende acabar com vinte mil postos de trabalho na sua unidade de telefonia fixa, a T-Com - o dobro do previsto -, enquanto o resto dos cortes se deverá verificar nas filiais T-Mobile (para a telefonia móvel) e T-Systems.



Um porta-voz sindical ressalvou que a operadora "quer suprimir empregos de forma muito mais intensa do que o inicialmente previsto e divulgado até agora". As negociações com os sindicatos já arrancaram.



Fontes oficiais da Deutsche Telekom asseguram, contudo, que a operadora alemã não se quer desviar da política adoptada nos últimos dez anos e que consiste na redução anual de dez mil efectivos, recusando confirmar os valores divulgados pelos sindicatos dos seus trabalhadores.



Durante os últimos anos, a empresa baixou o seu número de efectivos de 230 mil para os 170 mil trabalhadores. Os responsáveis da empresa de telecomunicações confirmaram ao jornal alemão que a maior parte do excedente de força de trabalho se encontra na divisão T-Com.



A Deutsche Telekom é actualmente confrontada com uma divida de 67.200 milhões de euros e uma queda das receitas relativamente à telefonia fixa e aos elevados custos de montagem da rede de telefonia móvel de terceira geração (UMTS).



Notícias Relacionadas:

2002-03-28 - British Telecom anuncia despedimentos e encerra call centers

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.