Muitas lojas abriram ontem especialmente após a meia-noite para dar aos mais ansiosos a possibilidade de comprar o novo telemóvel/consola de jogos móveis da Nokia, o N-Gage. Em Portugal a FNAC do Colombo e do Norte Shopping, assim como algumas Worten e Lojas do Clube Nokia, prolongaram também o seu período de funcionamento para se associarem ao lançamento do novo equipamento.
Depois do investimento feito em anúncios, roadshows e comunicação por parte da Nokia, os utilizadores mostram-se impacientes para experimentar esta consola/telemóvel que promete melhorar de forma drástica a experiência de jogo em mobilidade, associado a funcionalidades de conectividade Internet e de jogos multi-utilizador de curta distância que até agora não eram possíveis em nenhum equipamento.
Mas, a ansiedade existe certamente também do lado da Nokia, que se lança numa nova área com elevadas expectativas de sucesso, e depois de ter investido fortemente para garantir um bom resultado desta "aventura". Recorde-se que a Nokia apresentou já o conceito da nova consola no ano passado e tem vindo a acumular parcerias com editoras de jogos que portaram os seus sucessos para o formato do N-Gage, para além de ter adquirido já este ano a Sega.com que reforçou a sua tecnologia para a criação de jogos online através da Nokia Arena.
Admitindo estar a colocar a fasquia alta, o porta-voz da Nokia, Kari Tuutti, adiantou à agência Reuters que a empresa espera vender vários milhões de unidades do N-Gage até ao final de 2004. O mesmo responsável foi mais cauteloso quanto às vendas do último trimestre deste ano, afirmando apenas que têm sido recebidas encomendas muito promissoras.
Também em Portugal os números estão no segredo dos deuses. A Nokia Portugal afirma preferir não fazer qualquer referência às previsões de vendas ou as colocações de equipamentos no mercado, tendo José Horta e Costa, Director de produtos nmultimédia da Nokia, afirmado que as expectativas de vendas são elevadas, mas que é ainda prematuro divulgar números ou fazer cálculos sobre a quota que pode ser conseguida no mercado de jogos. Este responsável admite porém que até ao final do mÊs de Outubro estes possam ser divulgados.
A entrada no mercado de jogos poderá não ser muito facilitada para a Nokia, já que este é um mercado onde ao contrário dos telemóveis a empresa finlandesa não domina os canais nem todos os elementos da tecnologia. Embora tenha divulgado já intenções de ter em 2004 os primeiros títulos de jogos de produção própria, existem actualmente apenas meia dúzia de jogos para esta consola, sendo de esperar que surjam mais antes do Natal.
Também do lado dos operadores de comunicações móveis, pelo menos em Portugal, o N-Gage não conta com todos os apoios. A Optimus já se associou ao lançamento da consola, assim como a TMN que tem desde hoje à venda o equipamento nas lojas. Porém, o gabinete de comunicação da Vodafone afirma não ter ainda previsões sobre a data em que eventualmente este equipamento fará parte da sua oferta.
Nota da Redacção: A notícia foi alterada para incluir a informação sobre a venda do N-Gage através da TMN, que não estava disponível à hora da publicação desta peça.
Notícias Relacionadas:
2003-09-15 - Nokia alinha lançamento em Portugal da consola N-Gage
2003-08-18 - Nokia Portugal escolhe Ecofilmes para distribuição dos jogos N-Gage
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dos exercícios às experiências científicas: as melhores imagens da Estação Espacial Internacional -
Site do dia
Descubra tudo sobre os seus hábitos musicais (e ouça umas piadas) no StatsCrave -
App do dia
Construa uma equipa de sonho em Soccer Manager 2025 -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários