A operadora japonesa NTT DoCoMo atingiu os dois milhões de utilizadores do seu serviço 3G, um objectivo que previa alcançar apenas daqui a dois meses. A introdução de novos terminais mais rápidos, com mais funcionalidades e uma melhor cobertura contribuíram para fazer disparar o número de subscritores, tendência que a empresa espera manter com o lançamento a breve prazo da serie 900i.



A empresa lançou o seu serviço FOMA (freedom of mobile multi-media access) em Outubro de 2001 com expectativas altas. Previa-se na altura conseguir atingir cerca de seis milhões de clientes até Março de 2004. Contudo, a performance dos telemóveis contribuiu para um lento desenvolvimento do mercado e obrigou a empresa a baixar a fasquia em termos de assinantes previstos.



O Foma permite hoje aos seus utilizadores falar através de videolink e transmitir grandes quantidades de dados, incluindo imagens em movimento, factores que ajudaram a empresa a duplicar o numero de assinantes nos passados quarto meses, explica um comunicado.



Os novos terminais da série 900i têm uma capacidade em stand by de cerca de 500 horas (os primeiros telemóveis apenas permitiam cerca de 55 horas) e não ultrapassam as 115 gramas de peso, o que os torna idênticos aos da 2G (segunda geração) em termos de aspecto, refere a empresa. A DoCoMo em Dezembro último somava aproximadamente 43,5 milhões de assinantes dos quais 55 por cento faziam parte do mercado japonês.



Notícias relacionadas:

2003-12-19 - DoCoMo antecipa lançamento de nova linha de terminais 3G


2003-08-27 - Novos terminais 3G da DoCoMo serão 30 vezes mais rápidos que os actuais


2002-12-26 - DoCoMo e AT&T iniciam serviço 3G nos EUA em Dezembro de 2004
2004-01-29

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.