O Presidente dos Estados Unidos da América usou o Twitter para “enaltecer” o 5G e deixar um apelo às empresas do país. Donald Trump diz que quer ver a tecnologia instalada nos EUA o mais rapidamente possível, “e mesmo o 6G”.

Nos dois tweets dedicados ao assunto, refere que ou as empresas norte-americanas intensificam os seus esforços ou vão ficar para trás, “e não há razão para ficarmos para trás numa coisa que é obviamente o futuro”, sublinha.

As publicações, feitas há poucas horas, não têm um contexto diretamente associado, podendo ser uma espécie de resposta ao “tema” Huawei e àquela que parece ser a intenção de países europeus, como o Reino Unido e a Alemanha, de recusarem os “conselhos” da administração norte-americana sobre a suposta “ameaça chinesa”, mantendo as parcerias para a adoção do 5G com a fabricante .

Em declarações recentes, o presidente da Huawei acusou os Estados Unidos de estarem a olhar para o 5G como se de uma arma militar se tratasse. “O 5G não é uma bomba atómica”, referiu Ren Zhengfei em entrevista a um programa da CBS, perante a posição de Trump de considerar a empresa uma ameaça de segurança ao país.