(Atualizada) A espera acabou: a Anacom acaba de publicar a decisão que os operadores aguardavam para iniciar a comercialização dos serviços 4G em Portugal, oficializando a autorização para começarem as operações.

A Portugal Telecom tinha anunciado esta manhã dois pacotes de serviços, o TMN 4G e o Meo 4G, com a novidade da projeção da marca de IPTV para o mundo da mobilidade e a inovação de uma oferta de dados partilhada em dois dispositivos.

Zeinal Bava admitiu na altura que as licenças deveriam ser disponibilizadas hoje e congratulou-se com o facto da operadora já poder garantir 20% da cobertura da população, uma percentagem que vai alargar para 80% no final de abril e a "mais de 90%" até final deste ano.

Ainda hoje os clientes da TMN vão poder aderir aos novos tarifários, que estão disponíveis para velocidades de 50 e 100 Mbps com preços de 49,99 e 59,99 euros. A operadora do grupo PT também anunciou um Smartphone e um tablet 4G da Samsung mas ainda sem dar detalhes dos preços.

Entretanto a Vodafone também já comunicou formalmente o lançamento do serviço 4G, depois do anúncio no fim de janeiro no qual António Coimbra, CEO da empresa, garantia que a entrega da licença que daria à operadora a possibilidade de iniciar a comercialização dos serviços estava "para breve", uma "questão de dias" que acabou por se prolongar em semanas.

A cobertura da rede da Vodafone já abrange "uma mancha significativa" das cidades de Lisboa e Porto e está presente em todas as capitais de distrito e no Funchal e Ponta Delgada, adianta a empresa em comunicado.

Tal como havia sido adiantado, a Vodafone tem duas ofertas de Banda Larga Móvel 4G, uma a 50 e outra a 100 Mbps, com preços de 49,99 e 59,99 euros por mês. A operadora lança também hoje a campanha "pioneiros 4G" que dá um desconto de 50% na compra da pen Vodafone Connect Pen K5005 e o mesmo corte na mensalidade durante 24 meses ficando a pagar 24,99 euros por 50 Mbps de velocidade ou 29,99 euros por 100 Mbps.

Os clientes Vodafone já podem subscrever os novos serviços nas lojas e a oferta deverá estar também em breve online no site da operadora.

O TeK contactou a Optimus, a única operadora que ainda não anunciou uma oferta, mas não teve qualquer resposta até à hora de publicação deste artigo. Mais tarde a empresa enviou um convite aos jornalistas, convocando-os para uma conferência de imprensa que terá lugar no dia 15 de março, quinta feira, e onde promete fazer demonstrações das potencialidades do serviço.

Recorde-se que a operadora do grupo Sonae já tinha garantido que estava pronta para lançar o serviço, mas sem adiantar detalhes.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação: [20:38] A notícia foi atualizada com a informação da conferência de imprensa entretanto marcada pela Optimus.