Foi ontem lançado um programa de reciclagem de telemóveis pela empresa britânica Shields Environmental. Contando com o apoio dos cinco operadores móveis do país, O2, Orange, T-Mobile, Virgin Mobile e Vodafone, a empresa assegura que o programa Fonebank cumpre as deliberações regulamentares definidas pela União Europeia.



Todos os 18 meses mais de 15 milhões de telefones móveis e acessórios são substituídos por equipamentos novos, criando um volume de lixo que pode atingir as 1.500 toneladas e causar um elevado impacto ambiental, equivalente aos destroços de seis estações espaciais MIR. Este programa agora apresentado pretende evitar que os telemóveis e acessórios sejam enviados para as lixeiras, separando e recuperando os materiais.



O Fonebank vai assegurar a criação de mais de 1.600 postos de recolha gratuita dos equipamentos, que devem ser introduzidos num envelope desenhado especialmente para o efeito. Os telemóveis e acessórios são depois reciclados, sendo os equipamentos enviados para um especialista em reciclagam na Suécia, extraindo os metais preciosos, enquanto as baterias de Níquel Cadium e Lítio são recuperadas.



O programa será financiado pelos resultados do processo de reciclagem e a venda de partes dos equipamentos usados. Algum dinheiro será ainda entregue aos operadores que poderão vir a garantir descontos na venda dos telemóveis aos utilizadores que entregarem os equipamentos velhos para reciclagem.

Notícias Relacionadas:

2002-05-10 - Empresas portuguesas mais sensibilizadas para reciclagem de lixo eléctrico e electrónico

2001-11-12- União Europeia espera reciclar milhões de telemóveis

2000-06-15 - Lixo electrónico e eléctrico reciclado até 2006

Dossier : Para acabar com o lixo eléctrico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.