O domínio regional .asia vem juntar-se a uma lista crescente de domínios regionais e pretende pôr em destaque empresas, conteúdos e organismos da região. Os direitos de atribuição do domínio foram conferidos ao grupo DotAsia, sedeado em Hong Kong e que pretende promover o domínio como uma forma das empresas mostrarem o seu empenho nos mercados asiáticos, facilitando o acesso dos consumidores às suas ofertas.

Empresas de projecção global, dentro e fora do espaço asiático, bem como organismos de turismo da região serão dos mais interessados. O domínio poderá ainda ser utilizado como sufixo de domínios nacionais, como o chinês .cn ou o japonês .jp.

Segundo Edmon Chong, do grupo DotAsia, o termo asia é dos mais procurados nos motores de busca, concluindo que qualquer empresa presente neste domínio aumentará o seu ranking nos resultados do Google ou do Yahoo, entre outros.

A atribuição dos endereços decorrerá em duas fases, estando a primeira fase reservada a empresas com marcas reconhecidas, governos e organizações oficiais. A segunda fase será dirigida ao público em geral e decorrerá a partir de Fevereiro.

A atribuição foi escalonada desta maneira para evitar disputas entre organizações e particulares. O processo de atribuição define ainda que, quando forem consideradas válidas várias pretensões ao mesmo endereço, este será leiloado entre os pretendentes.

A regulação de domínios de topo, como é o caso de .asia, é feita pelo ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), que delega a atribuição dos endereços dentro do domínio a organizações reconhecidas, denominadas registars.

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