Carlos López Blanco, secretário de estado espanhol das telecomunicações e da Sociedade da Informação, afirmou ontem que a Espanha está prestes a alcançar os dois milhões de ligações de banda larga, valor que considera como "massa crítica" suficiente para o desenvolvimento no país de serviços avançados de Internet, noticiou a agência Europa Press.



López Blanco, que falava na inauguração da 43ª edição feira SIMO TCI, considera que se observam sinais de recuperação no sector das Tecnologias da Informação e Comunicação em Espanha e ilustrou a sua observação afirmando que se observou um crescimento de aproximadamente quatro por cento do sector no primeiro trimestre do ano, comparativamente à queda de oito por cento durante 2002.



Para este ano, o Ministério espanhol da Ciência e Tecnologia espera uma subida entre os cinco e os seis por cento. "O mercado está a crescer onde deve", acrescentou López Blanco referindo-se à implantação da banda larga e à convergência das TIC, das telecomunicações e dos conteúdos audiovisuais.



Por outro lado, o presidente da Telefónica, Julio Linares, afirmou que no passado mês de Outubro se alcançaram várias metas no âmbito da banda larga, como a superação da barreira do milhão e meio de ligações ADSL e o lançamento pré-comercial da telefonia móvel de terceira geração (UMTS).



Para Julio Linares, estes factos colocam Espanha "na dianteira da Europa em termos de penetração na área das novas tecnologias", mas apesar das TIC estarem "a caminhar bem e a bom ritmo" o responsável considera fundamental o desenvolvimento de serviços, conteúdos e aplicações que dêem "verdadeiro sentido" às infra-estruturas de banda larga.



Notícias Relacionadas:

2003-07-23 - Portugal no grupo dos países com menos ligações de banda larga até 2008
2002-12-10 - Espanha com muita banda larga mas poucos internautas