Já está em funcionamento a ligação por videoconferência que une o Estabelecimento Prisional da Guarda e o Tribunal Criminal de Coimbra. A iniciativa inclui-se no projecto de Videoconferência entre Sistema Prisional e o Sistema Judicial.
Inaugurado ontem pelo ministro da Justiça, Alberto Costa, o novo sistema de videoconferência deverá ser alargado às 55 prisões nacionais até ao final deste ano. Desta forma, os reclusos poderão depor a partir do estabelecimento prisional onde se encontram, sem terem de deslocarem ao tribunal.
O projecto tem ainda como objectivos aumentar a rapidez no desenrolar dos processos e a segurança do sistema prisional, uma vez que se evitam as possibilidades de fuga dos reclusos.
Com a introdução dos sistemas de videoconferência, o Estado irá poupar duplamente, nomeadamente em recursos humanos e nos financeiros, uma vez que serão evitados gastos no transporte dos reclusos e consequente acompanhamento dos mesmos por parte da força policial ao tribunal.
É de recordar que o Ministério da Justiça anunciou que, a partir deste mês, os tribunais portugueses irão contar com sistemas de gravação digital. Neste processo serão substituídos os equipamentos mais antigos, que utilizam cassetes, em 230 salas de audiência.
Com um custo associado de 230 mil euros, a implementação dos novos formatos de gravação deixam ainda em aberto a possibilidade de um dia "proceder à gravação de imagem".
Notícias Relacionadas:
2007-01-02 - Ministério da Justiça promove gravações digitais nos tribunais portugueses
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários