A empresa norte-americana Ameren tem vindo a testar ligações de alta velocidade à Internet sobre a sua rede eléctrica, depois de já se terem realizado outras experiências bem sucedidas.



Com mais de 1,5 milhões de clientes de serviços de electricidade no Missouri e Illinois, a Ameren está interessada em avaliar se poderá oferecer banda larga sobre os seus sistemas de distribuição de média-voltagem, mas também se esse negócio poderá gerar lucro.



Citados pela Associated Press, os responsáveis da empresa afirmam ser ainda muito cedo para indicar quando é que estarão aptos a disponibilizar a nova tecnologia, e se poderão oferecê-la a preços mais baixos do que os praticados pelos actuais fornecedores de Internet. O objectivo da Ameren é ser competitiva no acesso à Internet, sem contudo descurar o seu principal negócio, o da electricidade, salientam.



Se se provar segura, esta verdadeira tecnologia de plug-and-play conta com o apoio dos reguladores federais norte-americanos que querem ver reforçada a concorrência na banda larga, com preços baixos para o consumidor e acabar com a divisão digital entre áreas urbanas e rurais nos EUA. Para o bem da concorrência, "aplaudiríamos a iniciativa, sem reservas" afirma Edmond Thomas, chefe da do Office of Engineering and Technology.



"Irá mudar a forma como fazemos negócio na Internet", referiu Alan Shark, presidente da Power Line Communications Association, quando confrontado com a mesma possibilidade.



Entretanto, os fornecedores de banda larga por cabo ou telefonia consideram a tecnologia intrigante, afirmando que se fala no tema há alguns anos sem contudo se mostrar nada. Quando surgir irá com certeza concorrer com os seus serviços, indicam os operadores.



Crê-se que as linhas digitais possam transportar dados às mesmas velocidades que as linhas de cabo ou DSL. E porque a electricidade é dos bens mais disseminados entre os lares, uma vasta infra-estrutura de novas comunicações poderá nascer do dia para a noite.



Notícias Relacionadas:

2002-07-22 - NeverWire 14 permite criar rede na infra-estrutura eléctrica

2001-07-03 - Serviço de acesso à Internet por rede eléctrica na Alemanha

2000-12-21 - Novo México vai ter Internet na rede eléctrica

2000-02-10 - Internet via rede eléctrica mais perto?