A investigação Scoreboard da Comissão Europeia “perguntou” aos consumidores europeus o que achavam da forma como 42 dos mercados europeus estavam a operar. De uma forma geral, a confiança dos consumidores nos mercados aumentou nos últimos dois anos. Mas as Telecom são olhadas de “soslaio”.

O estudo revela que o mercado das telecomunicações é considerado o que mais prejuízos traz aos consumidores. Esta é a primeira vez que o Scoreboard faz a medição dos impactos negativos dos mercados, de acordo com as perpetivas dos consumidores. Estes impactos traduzem-se, por exemplo, em perdas financeiras ou em situações frustrantes durante ou após a compra ou utilização de determinado produto. O mercado das telecomunicações é o que regista um maior número de queixas de consumidores contra os fornecedores.

Para além disso, entre 2014 e 2016, o mercado das telecomunicações foi um dos que registou um maior número de trocas de fornecedores. A razão mais frequentemente avançada pelos consumidores foi a falta de interesse em fazê-lo.

Mas a Comissão percebeu que quase um quarto dos consumidores evitaram trocar de fornecedor pois receiam que seja um processo demasiado complicado ou porque já tentaram e deram de caras com inúmeros obstáculos.