A tarifa europeia para as chamadas em roaming, implementada no passado mês de Julho, está a permitir aos consumidores europeus poupanças até 60 por cento. Os números são do grupo europeu de reguladores que analisou a aplicação da chamada Eurotarifa concluindo que a 30 de Agosto 200 milhões de europeus já beneficiavam dos novos preços, um número que no final de Setembro já tinha duplicado.



A Eurotarifa é uma medida da Comissão Europeia que depois de várias análises aos preços praticados pelas operadoras móveis nas chamadas internacionais dentro do espaço europeu concluiu que a generalidade das ofertas era pouco competitiva e de grande margem para as empresas que prestavam os serviços de comunicações.



A 30 de Julho entraram em vigor as novas regras que ditavam a introdução de uma nova oferta tarifária para todos os players do sector, prevendo um preço máximo para as chamadas realizadas a partir de um país europeu estrangeiro de 49 cêntimos e de 24 cêntimos para as chamadas recebidas (preços sem IVA).



Ao contrário do que aconteceu em Portugal, noutros 23 países da União Europeia pelo menos um dos operadores móveis acabou mesmo por criar ofertas mais baratas que o valor máximo estipulado pela CE, acentuando as poupanças para o consumidor.



No caso de Portugal os três operadores escolheram a tarifa máxima (que acumulam com outras ofertas tarifárias de roaming, como é o caso do Vodafone Travel), embora mesmo assim as poupanças também ultrapassem os 60 por cento, em casos como o da Optimus onde a nova tarifa permite aos clientes gastarem menos 66 por cento por minuto de conversação.



O estudo do ERG mostra ainda que logo nas primeiras semanas de vigência da Eurotarifa 3 milhões de consumidores a solicitaram. Portugal é destacado no estudo como um dos países pioneiros na implementação da tarifa europeia. Recorde-se que a Optimus decidiu disponibilizar os novos preços logo a partir de Julho, ao contrário da Vodafone e da TMN que esperaram pelo fim de Agosto para o fazer.



Notícias Relacionadas:

2007-08-23 - 23 dos 27 países da UE oferecem preços abaixo dos impostos na Eurotarifa

2007-08-03 - Portugueses com adesão reduzida às novas tarifas de roaming

2007-08-03 - Maioria dos operadores europeus implementou Eurotarifa