Ligar pela Internet é, em geral, muito mais barato do que pelos operadores telefónicos tradicionais, uma diferença que se acentua sobretudo nas chamadas internacionais, indica um estudo da DECO. Num artigo da edição de Fevereiro da revista Pró-Teste, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor diz que apenas nas ligações para telemóvel não compensa recorrer aos serviços de Voz sobre Internet (VoIP).



A DECO comparou os preços dos diferentes sistemas que permitem ligar de um computador para um telefone fixo utilizando VoIP, com os tarifários do operador mais barato e do tarifário base da Portugal Telecom, concluindo que ligar pela Internet fica, na maioria dos casos, mais barato. De acordo com um dos cenários estabelecidos, é possível poupar perto de 17 euros em relação ao melhor tarifário da rede fixa e 25 euros comparativamente às tarifas da PT.



Entre os operadores de VoIP observados, a NetAppel surge como a empresa com a oferta mais competitiva, chegando mesmo a oferecer chamadas gratuitas na rede fixa, tanto a nível nacional como para a rede fixa de outros países. Já no que diz respeito aos operadores nacionais com portfólio de voz sobre Internet, o IOL Talki é apontado como o mais vantajoso. Além do IOL Talki, a DECO analisou ainda as soluções da NetCall. O serviço de VoIP do SAPO não foi considerado porque à data do estudo, não permitia realizar chamadas para redes fixas ou móveis, refere a associação no artigo.



Apesar dos preços da VoIP serem muito atractivos, a DECO faz questão de salientar que a sua utilização do serviço deve ser prudente. "Os tarifários estão em constante alteração e os programas usados são versões em desenvolvimento (...) além de ainda estar a ser regulamentado pela Autoridade Nacional das Comunicações, a Anacom".



Notícias Relacionadas:

2006-01-11 - Versão 2.0 do Skype introduz videochamada no serviço de VoIP

2005-10-25 - Aliança inventaria problemas de segurança no VoIP

2005-07-13 - Media Capital permite chamadas para todas as redes com serviço de Voz sobre IP

2005-07-07 - PT sustenta primeiro serviço de VoIP no SAPO Messenger